quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Áreas ocupadas x Deslizamento de Terra


O crescimento desordenado das cidades é um fator preponderante quando se fala em desastre natural causado por um deslizamento ou desmoronamento de terra. Não por coincidência esses desastres são mais comuns em regiões suburbanas ou periféricas, onde moradores de baixa renda constroem suas casas. Nessas localidades a situação é mais grave, pois não há nenhum tipo de planejamento ou acompanhamento por parte dos órgãos públicos de defesa civil. De fato esses desastres podem ter causas antropogênicas, causadas pelo ser humano, porem o ser humano divulgado nas grades mídias são aqueles de baixa renda fato que da imunidade aqueles que são realmente responsáveis pela má estruturação das cidades, as autoridades competentes.


A especulação imobiliária das cidades também contribui de forma significativa para esse problema, desocupando áreas verdes para satisfazer a vontade de alguns, de morar em locais privilegiados das cidades.

Todas as partes envolvidas no processo de desenvolvimento urbano das cidades estão cientes das responsabilidades e riscos que os são atribuídos ao ocupar uma área inapropriada. Infelizmente quem pode agir de forma efetiva não age com ações preventivas mesmo sabendo do problema

Nenhum comentário:

Postar um comentário